Com cerca de mil inscritos na fase inicial, o projeto avança e proporciona mentorias coletivas com profissionais renomados do mercado da música
Por Akemy Morimoto, do Rio
Depois do sucesso da primeira fase, em que cerca de mil inscritos participaram de uma experiência gamificada com conteúdo educativo, o Projeto Impulso 2.0 inicia, em breve, mais uma etapa. Para a fase intermediária da iniciativa, foram escolhidos 100 dos mil participantes de acordo com critérios quantitativos e qualitativos por um time de curadores da UBC. Confira a lista completa dos selecionados clicando aqui.
Em parceria com o orientador da iniciativa Iuri Freiberger e com a fintech cultural Noodle, a primeira fase do Impulso 2.0 foi aberta para todos os interessados em obter conhecimentos sobre mercado musical, finanças e direito autoral. Para a segunda etapa, os critérios de avaliação foram aprofundados e se basearam em dois fatores: a participação e pontuação no game proporcionado na Fase 1 e análise de perfis aptos em obter os conhecimentos que serão oferecidos nos mentorias online da Fase 2.
“Por ser uma fase intermediária, os critérios principais da Fase 2 estão diretamente relacionados com a Fase 1. A participação online dentro do sistema e o entendimento da performance e do interesse nas atividades propostas foram essenciais. Além disso, a análise do perfil foi importante para compreender quem está mais capacitado no campo do desenvolvimento das categorias que vamos tratar na 2ª fase”, afirma Iuri.
Além de ter sido uma adaptação necessária devido à pandemia do novo coronavírus, a transformação do Impulso em uma iniciativa 100% online facilitou a avaliação cuidadosa dos artistas inscritos.
Os 100 participantes que avançaram para a próxima etapa do projeto terão acesso a uma capacitação aprofundada com doze mentorias coletivas digitais e gravadas. Os conteúdos se baseiam em dez temáticas ligadas aos principais desafios levantados pelos vencedores da última edição do Projeto Impulso, como Rede de Contatos/Parceria; Planejamento; Sentimentos; Participação Feminina; Discurso; Conceito/Qualidade; Marca; Produto; Valores/Recursos; Regionalismo; Composição e Distribuição.
Da fase dois para a três, a base é a metodologia do ‘problem solving', ou seja, após a absorção dos conhecimentos dos mentores nos mentorias online, os integrantes terão que propor projetos sólidos para trilharem novos caminhos em suas carreiras. Além disso, os participantes desta fase terão acesso a um edital com informações para inscreverem seus projetos e concorrerem a uma vaga na terceira fase. A partir de mais uma curadoria interna, serão selecionados os cinco projetos de artistas com maior potencial de aceleração de carreira.