Instagram Feed

ubcmusica

No

cias

Notícias

UBC lança a segunda edição do Projeto Impulso
Publicado em 20/10/2021

Imagem da notícia

A iniciativa tem como objetivo promover a aceleração de carreiras com uma experiência gamificada

Do Rio

Com o objetivo de levar capacitação, mentoria e networking a músicos, como forma de promover a aceleração de carreiras, assim como o desenvolvimento cultural, a UBC criou o Projeto Impulso, em 2019. Dois anos depois, o programa ressurge com novos desafios e atendendo as necessidades do cenário atual. Em parceria com o orientador da iniciativa Iuri Freiberger e a fintech cultural Noodle, o Impulso 2.0 irá proporcionar uma experiência gamificada em formato digital e tem data de estreia para a próxima segunda-feira (25) . Além disso, os cinco vencedores irão receber mentorias individuais com grandes nomes do mercado musical. Inscreva-se na nossa newsletter e saiba do lançamento com exclusividade.

Nessa nova versão, que será dividida em três fases, mais artistas serão impactados e conseguirão desenvolver melhor suas carreiras, através de uma experiência digital, moderna e educativa.

Na primeira fase (Seleção por Interesse), até 10 mil associados da UBC poderão se inscrever e participar de um ambiente virtual com acesso a conteúdos educativos sobre direitos autorais, indústria musical e finanças, além de quizzes para testar o conhecimento adquirido. Durante dois meses, os participantes serão pontuados, na medida em que forem consumindo essas mídias e respondendo aos quizzes. No final desse período, a equipe da UBC fará uma seleção de 100 participantes, levando em conta a pontuação, o empenho e o potencial para desfrutar a próxima etapa. 

Na segunda fase (Seleção por Qualificação), durante dois meses, os 100 artistas selecionados terão acesso à uma capacitação mais aprofundada e exclusiva, com workshops coletivos – gravados e ao vivo –, tendo como base dez temáticas ligadas aos principais desafios levantados pelos vencedores da última edição do Projeto Impulso, como Rede de Contatos/Parceria; Planejamento; Sentimentos; Participação Feminina; Discurso; Conceito/Qualidade; Marca; Produto; Valores/Recursos; Regionalismo. Além disso, os participantes desta fase terão acesso a um edital com informações para inscreverem seus projetos e concorrerem a uma vaga na terceira fase.

Dos 100, cinco serão selecionados pela UBC para a terceira e última etapa (Seleção por Resultados), com base na performance e nos projetos apresentados. Durante cinco meses, esses vencedores ganharão mentorias individuais, com capacitação e soluções personalizadas. Além disso, também serão premiados com um conjunto de serviços oferecidos por parceiros da UBC.

Entre os profissionais que farão workshops coletivos e/ou mentorias individuais, já estão confirmados nomes como Renata Mader (Altafonte Brasil), Pablo Bispo (selo Inbraza – Som Livre/ Brabo Music Team), Elisa Eisenlohr (Warner Chappell), Leo Feijó (Música & Negócios), Kamilla Fialho (K2L), Luisi Valadão (Lupa Comunicação), Marina Mattoso (Jangada), Constança Scofield (Toca do Bandido), Fabiane Costa (Produção Artística/Espaço Favela - Rock In Rio), Marisa Gandelman (Advogada especialista em Direitos Autorais e Ex-CEO da UBC), Pedro Seiler (Queremos!), Pedro Tourinho (MAP Brasil), Igor Bonatto e Fabiano Guimarães (Noodle), Romero Ferro (Cantor, Compositor e vencedor da 1ª edição do Impulso) e Maurício Spinelli (Rabixco), Fernando Lobo (Head of Music na TV Globo) e Paula Lima (cantora e Diretora da UBC). 

Além de embalar diretamente a carreira dos cinco vencedores, o Projeto Impulso 2.0 tem como objetivo alcançar e impactar o maior número possível de associados em todas as etapas, trazendo o conhecimento necessário para que eles possam estruturar melhor suas carreiras e se desenvolverem enquanto artistas. Para a UBC, o projeto traz motivação.

 “A pandemia inviabilizou a continuidade imediata do projeto em 2020, mas encontramos na Noodle a parceria ideal para anabolizar esta ideia de uma aceleradora digital de talentos e potencial carreiras futuras, sem fins proprietários, com a ambição de ser uma incubadora para tanta gente buscando soluções para seguir em frente”, afirma Marcelo Castello Branco, diretor-executivo da UBC.

Obtenha mais informações sobre o projeto clicando aqui.

SOBRE A NOODLE
A Noodle é uma fintech cultural que traz como premissa a missão de conectar a indústria global da música através de uma rede dinâmica de recursos, informações, pessoas e ideias para democratizar o acesso a recursos. Assim, permite que a indústria cresça de uma forma mais simples, diversificada, justa e acessível. Além dos vídeos sobre educação financeira que serão fornecidos aos participantes, no Impulso 2.0, a Noodle irá aplicar sua plataforma de inteligência para auxiliar na seleção para as fases finais, financiar participantes elegíveis e, por fim, os fundadores Igor Bonatto e Fabiano Costa serão mentores com foco em finanças.

SOBRE O PRIMEIRO PROJETO IMPULSO
Em sua primeira edição, realizada em 2019, três artistas/bandas foram selecionados para serem acompanhados, durante um ano, pela equipe UBC e por Iuri Freiberger. Nesse período, os vencedores participaram de um workshop de cinco dias para desenhar os próximos passos, se apresentaram durante o evento UBC Sem Dúvida - Música 360º e ainda participaram de mentorias exclusivas com grandes nomes do mercado musical. Ao final da iniciativa, os selecionados já apresentavam base para construir uma trajetória mais sólida. O crescimento dos números nas redes sociais e na arrecadação de direitos autorais; a postura inédita de autogestão da carreira; e um novo e amplo leque de relacionamentos com a indústria dos vencedores mostram o quão grande foi essa evolução. 

 “O Impulso possibilitou que a gente realizasse o nosso segundo disco, “Carma” ,e conhecesse o mercado de uma maneira geral. Para a gente, foi muito importante ter participado do projeto. Podemos dizer que mudou as nossas vidas”, afirmou Roberta Dittz, vocalista da banda Canto Cego.


Roberta Dittz e Romero Ferro no Projeto Impulso 2019

“Foi um dos melhores momentos da banda. Eu acho que foi uma virada de chave muito grande pra Mulamba. A gente conseguiu um contrato muito especial com a editora Universal Publishing e fizemos uma circulação pelo Nordeste e Norte do país, que já queríamos fazer há muito tempo. A UBC, junto com o Projeto Impulso, nos deu esse grande impulso”, conta Nair Adebertoles, integrante do grupo Mulamba.

LEIA MAIS: 41 editais culturais abertos e 7 dicas para aprovar seu projeto

LEIA MAIS: ECAD divulga relatório sobre o impacto da pandemia no mercado de shows e eventos


 

 



Voltar