Instagram Feed

ubcmusica

No

cias

Notícias

Ponto de Cultura Nova Alquimia promove celebração cultural em Valparaíso de Goiás
Publicado em 09/04/2024

Imagem da notícia

Cerimônia de abertura contou com entrega do prêmio Mulheres de Impacto 

Por Akemy Morimoto, do Rio 
Fotos de Eduardo Rodrigues

Valparaíso de Goiás ganhou um novo espaço cultural com a inauguração do Ponto de Cultura Nova Alquimia, no último. Certificado pela plataforma da Política Nacional de Cultura Viva do Ministério da Cultura, o projeto promete ser um hub criativo para a comunidade local. A cerimônia de abertura foi marcada pela entrega do prêmio Mulheres de Impacto, reconhecendo figuras femininas notáveis na cena, incluindo a ministra da Cultura, Margareth Menezes, a secretária do Minc, Márcia Rollemberg, e a head de Novos Negócios da UBC, Vanessa Schutt.  
 
Idealizado pelo ator, produtor e diretor de teatro Fernando Fernandes, o espaço tem como objetivo tornar a cultura acessível, proporcionando aprendizado, experiências e expressão cultural para a comunidade. 

"Poder contribuir para o fomento Cultural sempre foi nosso principal objetivo, num mundo cultural onde pouco se cria, bem-vindas sejam as transformações, assim é a Alquimia, a arte que transforma, estamos muito felizes com os resultados, parceiros como Ministério da Cultura, UBC, entre outros só nos fortalece”, conta Fernandes. 


A secretária da Cultura, Márcia Rollemberg, e a ministra da Cultura, Margareth Menezes

Durante a cerimônia de inauguração, um destaque especial foi a entrega do prêmio Mulheres de Impacto, iniciativa que visa homenagear mulheres que contribuem significativamente para o cenário cultural brasileiro. Entre as homenageadas estavam figuras como a ministra da Cultura, Margareth Menezes, e a secretária Márcia Rollemberg, que representou a titular do MinC. 

Além delas, Vanessa Schutt, head de novos negócios da UBC, Glória Teixeira, cineasta e produtora cultural; Luciana Martuchelli, atriz, diretora e pesquisadora; Luanda Gabriela de Paula, assessora técnica do Ministério da Igualdade Racial (MIR); Carmela, Cidadã Honorária de Brasília, apresentadora e humorista; e Maria Fernandes, produtora cultural da Nova Alquimia, também foram reconhecidas. 

No evento, não se limitou apenas à celebração; também se revisitou a trajetória do centro cultural. Em meio aos desafios da pandemia de 2020, o espaço enfrentou adversidades. Após o período de transição causado pela pandemia, o Ponto de Cultura Alquimia retornou suas atividades com vigor renovado. Além de expandir a oferta cultural para incluir esporte, música e cinema, o espaço também passou por uma reforma significativa neste ano. Com a adição de dois estúdios de gravação, salas administrativas, um auditório com capacidade para até 50 pessoas e uma lanchonete, o Ponto de Cultura Alquimia está preparado para continuar sendo um centro cultural de referência na região. 


Fernando Lucas, gestor do Ponto de Cultura Alquimia

“Para nós, o início deste novo ciclo é muito importante, não por se tratar de uma grande realização, mas sim, por possibilitar desenvolver uma potência criativa que vai impactar várias gerações através da arte e cultura, transformando todo um ecossistema”, diz o gestor do Ponto de Cultura Alquimia, Fernando Lucas. 

 

LEIA MAIS: UBC e 25 instituições pedem ao Senado que futura lei de IA proteja autores 
LEIA MAIS: Artistas nacionais e internacionais se unem contra o uso de IA na música 


 

 



Voltar