Instagram Feed

ubcmusica

No

cias

Notícias

UBC apoia iniciativas da CISAC de ajuda à Ucrânia
Publicado em 14/03/2022

Entidade lança fundo econômico, campanha pela música ucraniana e manifesto; veja como participar

De Paris* e Rio

A Confederação Internacional das Sociedades de Autores e Compositores (CISAC) está mobilizando suas enormes estrutura e capilaridade — ao representar 228 sociedades em mais de 120 países — para apoiar as vítimas principais da guerra empreendida pelo governo russo contra a Ucrânia: a população civil ucraniana. Na semana passada, a entidade lançou a campanha global Creators for Ukraine (Criadores pela Ucrânia), que estabelece um fundo financeiro para ajudar os artistas e criadores ucranianos, assim como os refugiados e as sociedades de autores daquele país. A UBC apoia essa iniciativa — veja mais abaixo como contribuir.

Além disso, outro projeto capitaneado pela CISAC, o Songs for Ukraine (Canções pela Ucrânia), quer promover o repertório daquele país em plataformas de streaming, TVs, rádios e outros serviços de difusão, aumentando assim a arrecadação de direitos autorais para os autores ucranianos — um passo fundamental para permitir que eles mantenham pelo menos parte da sua renda em tempos tão difíceis. 

Devido às sanções impostas por um número crescente de países ocidentais à Rússia pela injustificada agressão à Ucrânia — entre elas a exclusão de diversos bancos russos do sistema SWIFT de transações interbancárias globais —, os fluxos de pagamentos de direitos autorais entre sociedades estrangeiras e russas está suspenso.

"O conselho de administração debateu cuidadosamente qual seria a posição da CISAC em relação à permanência das sociedades da Rússia entre nossos membros. Afinal, a decisão ficará nas mãos de cada uma das nossas sociedades que mantêm relações bilaterais com os russos", disse, num comunicado enviado às sociedades, Gadi Oron, diretor geral da CISAC. 

Impôr sanções gerais às sociedades de autores russos foi entendido como algo indevido.

"Apesar de nos horrorizarmos com as ações das forças armadas russas, a CISAC não está habilitada a impôr sanções às suas sociedades membros baseada unicamente em ações tomadas pelo governo do país onde elas atuam. Esta ação (a guerra) é um ataque indefensável a inocentes e um assalto à cultura e aos criadores de todos os lugares, incluídos os russos. Os autores da Rússia, assim como seus colegas de outros países, não podem ser responsabilizados pelas ações grotescas do seu governo", explicou a CISAC em outro comunicado. 

Como gesto simbólico e forma de pressão sobre o líder russo Vladimir Putin, artífice da guerra contra a Ucrânia, a entidade global lançou uma Carta Aberta dos criadores de arte e cultura. Qualquer pessoa pode assiná-la e difundi-la. O manifesto é particularmente importante num momento em que, protegidos por leis draconianas aprovadas na Rússia nos últimos anos dando ao Estado plenos poderes para censurar críticos e prender dissidentes, Putin e seu gabinete tentam convencer a população do seu país de que a guerra é legítima e amplamente apoiada pelos ucranianos. 

Para apoiar os ucranianos financeiramente através de um canal confiável — a CISAC —, você pode fazer uma transferência bancária internacional para a conta da entidade, que se encarregará de distribuir os recursos entre autores/compositores ucranianos, sociedades de autores ucranianas e refugiados do país. O código IBAN é FR76 3005 6009 1709 1703 3888 562; código SWIFT (ou BIC): CCFRFRPP; banco e e agência: HSBC FR PARIS BBC HAUSSSM/FRANCE; e o titular é a Confed Int Soc Auteurs Compositeurs (CISAC), com endereço em 20/26 Boulevard du Parc – 92200 NEUILLY sur Seine - FRANCE. 

Fique ligado nos canais informativos da UBC para ter notícias, ao longo dos próximos dias, sobre estas e outras iniciativas de ajuda à Ucrânia no âmbito das sociedades de autores. 

*Com informações da Cisac


 

 



Voltar