Instagram Feed

ubcmusica

No

cias

Notícias

“Ponte Aérea: Portugal - Brasil” conta com Letrux, Maro, Pedro Abrunhosa, Zeca Baleiro e João Gil
Publicado em 24/08/2021

O programa, que celebra o acordo de reciprocidade entre a UBC e a SPA, exibe três episódios, nesta semana

Do Rio

Realizada pelo canal Papo de Música, com apresentação da jornalista Fabiane Pereira, a “Ponte Aérea: Portugal-Brasil'' tem o patrocínio da UBC e da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA). Nesta terça-feira (24), o cantor e compositor português Pedro Abrunhosa é o convidado da websérie. Já na próxima quinta (26), a carioca Letrux e o português Maro marcam presença no “Ponte Aérea”. Para fechar o a semana com chave de ouro, na sexta-feira (27), Zeca Baleiro e João Gil participam do programa.

Adriana Calcanhotto, Fafá de Belém, Ronaldo Bastos, Duda Beat, Tiago Nacarato e Ana Moura são outros destaques da extensa programação que ainda está por vir. A iniciativa celebra o acordo de reciprocidade entre a UBC e a SPA e será exibida no Youtube durante os meses de agosto, setembro e outubro, trazendo grandes artistas dos dois países para uma troca cultural.

 

TERÇA-FEIRA (24): PEDRO ABRUNHOSA


Foto: Divulgação/Pedro Abrunhosa

Multiplatinado em praticamente todos os discos lançados, Pedro Abrunhosa conquistou todos os prêmios nacionais de relevância, dentre eles, três Globos de Ouro, Prémio Bordallo de Imprensa e quatro Prémios Blitz. No encontro, o artista que iniciou sua carreira pela música erudita, indo para o jazz e chegando ao rock, falou sobre sua admiração pela canção brasileira:

“Eu invejo no Brasil a relação entre literatura e a música, porque ela vem já há muito tempo. Existe um cruzamento entre a poesia e a música, digamos que a poesia na música não é uma arte menor. Não se pode retirar a força literária do Vinicius de Moraes, do grande elenco dos poetas contemporâneos brasileiros, como Carlos Drummond de Andrade ou João Cabral de Mello Neto, não é possível. E, no entanto, o Vinícius acaba por ser um expoente máximo de nós todos, nós portugueses e brasileiros”, fala o cantor.

 

QUINTA-FEIRA (26): LETRUZ + MARO

 
Foto: Divulgação/Maro

A jovem Maro, que estudou na Berklee College of Music, traz a música como herança de família. A artista deixou explícita sua paixão e admiração pelo Brasil. Maro, nome artístico de Mariana Secca, que vive em Los Angeles, é reconhecida por seu talento e tocou “Tears in Heaven’, durante a quarentena, com Eric Clapton. Ela, que só conheceu o Brasil em 2019, contou que o fascínio existe desde pequena:

 “Pra mim a nível de cultura, música em especial, sempre foi uma relação muito forte, mesmo sem nunca ter ido e nunca ter conhecido pessoalmente. Era algo regular eu estar no carro e meu pai colocar todos os músicos brasileiros, dos mais conhecidos aos menos conhecidos, e pra mim era sempre um fascínio.” 

 
Foto: Divulgação/Letrux

A atriz, escritora, cantora, compositora e instrumentista brasileira, Letrux, entrou no mundo da música nos anos 2000, juntamente com o multi-instrumentista e compositor Lucas Vasconcellos, formando a banda Letuce. Em 2016, quando o grupo encerrou suas atividades, Letícia Novaes deu o pontapé na carreira solo. A cantora contou ao programa que admira a música portuguesa e destaca um artista lusófono que a marcou:

 “António Variações é um cantor português que eu amo. Ele tem uma música que parece que fala pra mim, ela se chama ‘O corpo é que paga’ e diz ‘quando a cabeça não tem juízo, quando te esforças mais do que preciso, o corpo é que paga’. Eu amo!” 

 

SEXTA-FEIRA (27): ZECA BALEIRO + JOÃO GIL

O papo com Zeca Baleiro e João Gil  reune dois grandes amigos e profundos conhecedores dos caminhos de composições atemporais.


Foto: Divulgação/João Gil

Ao longo de mais de 40 anos de música portuguesa, João Gil distingue-se como compositor de algumas das músicas que fazem parte da memória afetiva e coletiva nacional: 125 Azul, Perdidamente, Timor, Solta-se o beijo, Postal dos Correios, Saudade são exemplos de canções com a sua assinatura que se tornaram verdadeiros fenômenos de popularidade e que, ainda hoje, se ouvem nas principais rádios portuguesas.


Foto: Divulgação/Zeca Baleiro

Já Zeca Baleiro é um cantor, compositor, cronista e músico brasileiro de MPB. Zeca começou sua carreira compondo melodias e músicas para peças infantis de teatro, onde se destacou pela qualidade de suas letras. Dono de canções como Telegrama, Samba do Approach, Ai Que Saudade D’ocê e Lenha.


As transmissões dos episódios apresentados nas terças-feiras acontecem exclusivamente no canal “Papo de Música”. Já os programas das quintas-feiras são transmitidos simultaneamente no Papo de Música e no canal de YouTube da UBC.

 

LEIA MAIS: 9 dicas para tornar suas músicas mais atraentes no YouTube

LEIA MAIS: Afrobeat: a herança de Fela Kuti na música brasileira


 

 



Voltar