Instagram Feed

ubcmusica

No

cias

Notícias

Passo a passo para pôr sua música e letra no Instagram
Publicado em 22/07/2019

Imagem da notícia

Veja como compartilhar seus Stories usando suas canções; e saiba como incluir a letra caso ela não esteja no sistema

Do Rio

A nova ferramenta de publicação de músicas, com as respectivas letras, no Stories do Instagram vem chamando a atenção de muitos artistas que querem aproveitar mais essa forma de promoção da sua obra. Mas nem todos prestaram atenção numa condição fundamental para isso: a canção precisa estar no banco musical do Instagram/Facebook, que conta com milhares de obras e foi fruto de acordos de licenciamento entre essas duas redes sociais pertencentes ao mesmo grupo e diversos selos, agregadores/distribuidores digitais e editoras.

Ou seja, se a sua música não integra esse banco, é possível se associar a um dos selos, editoras ou agregadores que têm acordos. No Brasil, os principais agregadores são uma porta de entrada rápida para esse repertório. "Tenho certeza de que (o compartilhamento de canções através do Stories) será uma fórmula extremamente potente e de alto impacto em toda a indústria musical. Já o estamos recomendando em nossas estratégias de marketing a todos os nossos artistas", diz Arthur Fitzgibbon,  diretor-geral nacional de um desses agregadores, a ONErpm.

Caso a sua música já esteja no banco de dados do Instagram/Facebook, veja neste passo a passo como publicar tanto a canção como a respectiva letra.  

1 – No modo “Story”, escolha sua foto ou vídeo.

2 - Clique no sticker (esse emoticon quadrado que parece um adesivo descolando lá no alto) e, quando aparecerem as opções do menu, selecione "música" (aparece ali logo na segunda fileira de stickers). 

3 - Um menu que permite a busca de milhares de títulos vai aparecer. Nós selecionamos "Bang", de Anitta, como exemplo. 

4 – A canção aparecerá sobre a imagem da foto ou do vídeo que você já havia escolhido anteriormente. Use a ferramenta de edição (scrubber) para selecionar o trecho da música que acompanhará sua publicação. É bem fácil e intuitivo, basta arrasar o dedo sobre a faixa. Caso a letra esteja disponível, já aparece automaticamente a opção de usá-la. 

5 – Também é possível caprichar na publicação inserindo animações, fontes, efeitos especiais sobre a tela. Tudo isso está disponível no menu dos stickers. Basta dar asas à imaginação. Depois, é só publicar e difundir seu conteúdo. Detalhe: sempre vai aparecer um link para o Instagram do intérprete da faixa, o que poderá lhe trazer novos seguidores e ajudar a "espalhar a palavra"!

 

Porém, há um pequeno senão...

Nós fizemos testes com várias letras de canções de artistas nacionais, e a grande maioria não estava disponível. Isso porque o banco de letras é responsabilidade do Musixmatch.com, um site americano de letras que não é, nem de longe, o mais popular no Brasil. Ou seja, grande parte das letras de músicas daqui não está cadastrada. Mas, se a música está disponível no Instagram, você mesmo pode cadastrar a letra. 

 

Para isso, é necessário:

1 – Fazer um cadastro no Musixmatch.com e, em seguida, solicitar o modo Artista Verificado. Um pequeno cadastro é necessário, e editores de conteúdo da plataforma entrarão em contato com você para verificar seus dados. Segundo o Musixmatch.com, grandes artistas do pop global como Taylor Swift, Katy Perry, Dua Lipa e Kendrick Lamar estão entre os verificados.

2 – Depois da confirmação, por parte da equipe do portal, é preciso baixar o aplicativo Musixmatch para computador ou celular. É através dele que se faz o upload das letras.

3 – Então, é só voltar ao sticker “música” do Instagram e tentar novamente. A letra já estará lá, disponível para publicação.

 

Ainda não há dados sobre o uso da nova ferramenta. Mas nós procuramos o Instagram para perguntar sobre a importância dessa nova funcionalidade. O gerente latino-americano de edição musical da plataforma, Álvaro de Torres, foi taxativo: é total. “No Facebook/Instagram, valorizamos a obra de todos os tipos de artistas, sejam internacionais ou locais. Para nós, é prioritário trabalhar de forma próxima a autores, artistas e criadores do Brasil e dos países onde lançamos nossos serviços. Encorajamos as pessoas a usarem a ferramenta para difundir todas as canções que puderem”, conclui Torres.

 


 

 



Voltar