Jean Michel Jarre, Paul Williams e o diretor executivo da UBC Marcelo Castello Branco estiveram presentes no encontro motivado pela celebração dos 90 anos da Cisac
Uma delegação da CISAC - Confederação Internacional de Sociedades de Autores e Compositores - foi recebida hoje pelo primeiro-ministro francês Manuel Valls em sua residência oficial, em homenagem aos 90 anos da organização. A CISAC protege os direitos de mais de 4 milhões de criadores ao redor do mundo através de suas organizações em 120 países.
Jean Michel Jarre ao lado do primeiro ministro francês Manuel Valls
A delegação foi liderada pelo compositor francês e pioneiro da música eletrônica Jean-Michel Jarre, presidente da CISAC, e contou com mais de 100 convidados de todo o mundo entre criadores de música, artes visuais e audiovisual. Para Jean, a recepção do primeiro-ministro demonstra como é antiga a atenção dada pelo governo francês a cultura, os criadores e a gestão coletiva dos seus direitos. Os direitos dos criadores são atualmente matéria de intensos debates na Europa e no mundo todo, em especial no contexto do mercado digital.
O primeiro-ministro Manuel Valls declarou: "A luta em favor dos direitos dos autores é vital para proteger a criação. O governo (francês) atua em vários níveis: a batalha contra a pirataria, uma remuneração justa dos autores e artistas para o uso digital das suas obras, e a manutenção da variedade de canais que remuneram a criação. A França foi pioneira dos direitos de autor e vamos permanecer na vanguarda de sua modernização".Jean Michael Jarre complementou a fala do primeiro-ministro: “Os direitos dos autores estão no coração da cultura e da diversidade cultural, que hoje são vitais para permitir que as pessoas convivam respeitando suas diferenças. Também são motor da economia criativa, geração de emprego e renda, permitindo que uma classe inteira de pessoas, inclusive jovens, vivam de seu talento. Em um mundo cada vez mais digital, é mais necessário que nunca que os criadores recebam uma remuneração justa pela utilização das suas obras, especialmente nas redes digitais. Apelamos aos poderes públicos que apoiem uma legislação favorável aos autores na França, na Europa e em todo o mundo.”
Marcelo Castello Branco ao lado do compositor americano Paul Williams
O diretor executivo da União Brasileira de Compositores, Marcelo Castello Branco, também esteve presente no encontro de hoje. "Este encontro num momento histórico na defesa de uma remuneração mais justa para autores, artistas e músicos no ecossistema digital reforça a tradição francesa em defesa dos direitos de propriedade intelectual e seu compromisso com a inovação e tecnologia”, declarou nosso diretor. Vale recordar que a UBC ingressou na CISAC em 1946 com apenas quatro anos de atividades e até hoje se mantém ativa, participando do conselho diretivo assim como dos encontros do Comitê Latino-americano e do Caribe.