A rede social faz testes de nova figurinha em que qualquer pessoa pode compartilhar links externos
Do Rio
O Instagram começou a realizar testes de um novo sticker para stories. A ferramenta possibilita colocar um adesivo com link nas histórias da rede social que substitui o recurso de “arrastar para cima”, permitido somente para perfis verificados ou com mais de 10 mil seguidores. O experimento foi iniciado nesta semana e ainda é limitado a uma pequena parcela de usuários com o sistema iOS.
O “arrasta pra cima”, termo popularizado por criadores de conteúdo no Instagram, pode estar perto do fim. Ao invés de deslizar o dedo na tela para acessar atalhos, o recurso oferece uma figurinha clicável intitulada “Link”, similar às funções já existentes “Menção” e “Localização”.
Assim como qualquer outro adesivo, ele poderá ser movimentado e dimensionado como quiser na tela do story e, ao tocar no link, o seguidor é imediatamente direcionado para a página externa. O objetivo do mecanismo é permitir que qualquer pessoa adicione links para sites nas histórias e entender como os usuários podem tirar vantagem da novidade caso a funcionalidade seja expandida.
MONITORAMENTO DA FERRAMENTA E IMPORTÂNCIA PARA ARTISTA DA MÚSICA
Em entrevista ao site The Verge, o chefe de produção do Instagram, Vishal Shah, afirmou que a plataforma vai rastrear os links publicados para evitar propagação de fake news e spams.
“Esse é o tipo de sistema futuro que gostaríamos de alcançar, e é isso que esperamos lançar, se formos capazes de fazer funcionar”, diz Shah empolgado com o teste.
O gestor reforça que o teste será restrito a um número de usuários para otimizar o acompanhamento e a análise. Por enquanto, não há planos de permitir links no feed, apenas nos stories temporários. Ainda assim, a ação é de extrema relevância para artistas da música, principalmente os que ainda não possuem 10 mil seguidores na plataforma. Com o recurso, eles poderão direcionar seus fãs para clipes no Youtube e plataformas digitais e, assim, converter o uso do sticker em views e stream em seus trabalhos.
LEIA MAIS: Twitter lança ferramentas para monetizar conteúdos de artistas
LEIA MAIS: Erasmo Carlos ganha documentário inédito no Globoplay pelos seus 80 anos