Com curadoria musical da Warner Chappell, a série garantiu a segunda temporada com menos de um mês de estreia da primeira
Por Akemy Morimoto, do Rio
Foto: Amazon Prime Video/Divulgação
A série Dom, exclusiva da Amazon Prime Video, teve a segunda temporada confirmada nesta quinta-feira (24). Com curadoria musical da Warner Chappel, o seriado, que estreou no início de junho em mais de 240 países, já é sucesso de audiência. O drama policial é inspirado na história verídica de pai e filho em lados opostos da guerra às drogas no Rio de Janeiro.
"O público em todo o Brasil e ao redor do mundo nos mostraram que amam Dom, então não poderíamos estar mais felizes em anunciar a segunda temporada e reforçar que boas histórias são universais", disse Malu Miranda, head de Conteúdo Original Brasileiro para o Amazon Studios.
A série conta a história de Victor Dantas, interpretado pelos atores Filipe Bragança e Flávio Tolezani, um jovem mergulhador que se torna um agente da inteligência militar e vive para combater as drogas. Com o passar dos anos, ele enfrenta a desilusão de uma guerra sem fim ao ver seu próprio filho, Pedro Dom, como viciado em cocaína. Gabriel Leone interpreta Pedro, que além de ser um refém da droga, se torna um dos bandidos mais procurados do Rio de Janeiro.
Com oito episódios de uma hora cada, a primeira temporada conta com Breno Silveira como Diretor e Showrunner, produção pela Conspiração e curadoria musical assinada pelo departamento de sincronização da Warner Chappell. A editora tem 85% das músicas licenciadas na série, entre elas, “Minha Alma” (O Rappa), “Creep” (Radiohead), “I’ve Got You Under My Skin” (Cole Porter) e “Na Sombra De Uma Árvore” (Hyldon).
As executivas da Warner Chappell Brasil, Flávia Cesar e Nathalia Macedo, coordenaram a curadoria musical da primeira temporada de “Dom” durante uma imersão de quatro meses. O convite para participar da série surgiu da produtora executiva do filme, Ramona Bakker, que já tinha trabalhado com o manager director da Warner Chappel Brasil, Marcel Klemm, na Globo. Ramona percebeu no catálogo e na expertise no mercado de filmes da editora uma oportunidade de somar no projeto.
Em entrevista ao POPline.Biz, Flávia e Nathalia contaram detalhes da construção do programa. Após o licenciamento do catálogo, elas utilizaram os ganchos do roteiro para identificar o melhor encaixe entre músicas e cenas, um trabalho minucioso de pesquisa, conhecimento e identificação.
“Tivemos que entrar de cabeça na série, foram muitos finais de semana, vendo e revendo cada cena, cada marcação. Muitas reuniões com o pessoal da Conspiração que nos trazia a visão do Breno Silveira, que já era um caminho. É uma série datada, também tivemos que ficar atentas a isso, não era possível colocar, por exemplo, músicas de 2000 na fase da série que se passa na década de 1970. Foi preciso entender, estudar cada década e ver as melhores músicas que se encaixavam na cena“, conta Flávia.
Com tantas obras para sincronizar, é preciso ter uma gestão de dados dos autores atualizada e de acordo com as respectivas liberações. Flávia revelou para o Popline.Biz que, graças ao contato próximo entre editora e artistas, tudo ficou mais fácil:
“Temos um contato muito próximo com os nossos autores, eles são a Warner Chappell, o setor de Copyright trabalha na base de dados fazendo sempre a atualização dos contatos. O setor de A&R, que é o responsável pelas contratações, também nos ajudou muito com a ponte com os autores. Nenhuma obra foi licenciada sem anuência do autor ou do seu representante. Temos um cuidado muito grande com a parte do Direito Moral. O autor precisa estar ciente da negociação, do projeto e estar de acordo com ele, isso vale também para as obras internacionais.”
Em um cenário em que os serviços de streaming desbancaram os canais da TV fechada durante a pandemia no Brasil, os próximos anos se mostram favoráveis para os novos projetos da Warner Chappell.
“Nós estamos prontas para os novos projetos, representando nossos autores e nosso incrível catálogo. Nossa meta é ser a empresa número um em solução musical para nossos clientes“, revela Flávia.
A segunda temporada dá ao público a chance de conhecer detalhes sobre a vida de Pedro Dom e aproveitar ainda mais o catálogo musical completo e em sincronia com a série. Além de Gabriel Leone, Flavio Tolezani e Filipe Bragança, estão no elenco os atores Fábio Lago, Raquel Villar, Isabella Santoni, Ramon Francisco, Digão Ribeiro, Julia Konrad e André Mattos, entre outros.
LEIA MAIS: Youtube abre inscrições para fundo que apoia artistas negros
LEIA MAIS: Netflix anuncia série sobre a ascensão do Spotify