Entenda mais sobre como funciona e como se inscrever no Fundo Vozes Negras 2022
Por Akemy Morimoto, do Rio
Após o sucesso na inauguração do projeto neste ano, com arrecadação de um fundo de U$$ 100 milhões para valorizar e amplificar vozes e perspectivas negras, o Youtube renovou o compromisso com a causa. A plataforma anunciou ontem a abertura das inscrições para a segunda turma do #FundoVozesNegras de 2022.
“Além de nos comprometer a melhorar a plataforma no que diz respeito à proteção de criadores, artistas e usuários negros. Muito trabalho vem sendo realizado nos bastidores para concretizar essas promessas. Acreditamos que dar mais destaque a vozes negras e diversas é uma forma de refletir o poder da nossa comunidade global” conta a responsável pelo Desenvolvimento de parceiros e programas, Bibiana Leite, no blog oficial do Youtube.
O programa foi oficialmente batizado de “Fundo Vozes Negras do YouTube” e tem como objetivo investir em projetos que mostrem a força intelectual e a autenticidade das vozes negras. Além disso, o fundo informa e educa sobre justiça e igualdade racial.
No ano passado, a primeira turma era composta por 21 artistas e 112 criadores de conteúdo, mas o Youtube promete investir em mais de 500 criadores, artistas, compositores e produtores de todo o mundo nos próximos três anos.
“A Comunidade Negra do YouTube tem tanta gente criativa, apaixonada, talentosa, genial e determinada! Queremos trabalhar para que esses criadores e artistas maravilhosos tenham recursos à sua altura”, conta Bibiana Leite.
Além disso, pela primeira vez, a plataforma abriu as inscrições para residentes no Canadá, Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, África Subsaariana e Austrália.
Dos 132 criadores e artistas que fizeram parte da primeira turma global, 35 deles eram brasileiros. Mc Carol e Rael foram selecionados pelo programa e receberam um financiamento para investir na melhoria dos conteúdos e estrutura dos seus canais.
Foto: Mc Carol e Rael/Divulgação
O #YoutubeBlackVoices faz parte de um planejamento maior da plataforma para transformar a rede em um ambiente cada vez mais inclusivo e seguro para criadores e usuários negros. Além do fundo, a principal rede social de vídeos segue investindo em mudanças na política e produtos para alcançar essa meta.
Foto: Youtube/Divulgação
COMO FUNCIONOU O #YOUTUBEBLACKVOICES 2021
Com somente sete meses de projeto, a primeira turma conseguiu ampliar o impacto e o fortalecimento de seus canais através do aumento do trabalho com suporte do Youtube;
O apoio da plataforma veio por meio de gerentes de parcerias do Youtube, que ajudaram os criadores a otimizar seus canais;
Foi criado um evento de três semanas chamado “Incubadora de Criadores do Youtube” com a participação dos 130 beneficiados pelo Fundo com suas equipes. Nos encontros online, especialistas da indústria, como Alan Soares e Jamila Jordan Theus, palestraram sobre diversos temas que iam desde pré-produção, iluminação e narrativa digital até monetização alternativa, coaching de mídia e bem-estar.
Confira mais detalhes dados pelo Youtube sobre os benefícios e como se inscrever na plataforma para a próxima turma do Fundo Vozes Negras.
O que são os benefícios de música do #YouTubeBlack Voices?
Trata-se de uma iniciativa de crescimento, voltada à promoção de artistas e compositores/produtores negros patrocinados pelo fundo de financiamentos plurianual. Os artistas e compositores/produtores participantes recebem uma verba inicial que é destinada ao desenvolvimento de conteúdo, suporte dedicado e promoção de marketing.
Quem se qualifica para os benefícios de música do #YouTubeBlack Voices Fund?
Artistas e compositores/produtores em desenvolvimento que se identificam como negros, localizados nos seguintes países: Austrália, África do Sul, Brasil, Canadá, Estados Unidos, Nigéria, Quênia e Reino Unido. Os artistas que se candidatarem precisarão ter interesse em estabelecer uma estratégia de canal de longo prazo e ter lançamentos musicais programados entre o quarto trimestre de 2021 e o segundo trimestre de 2022. Compositores/produtores candidatos precisarão ter interesse em estabelecer uma estratégia de canal de longo prazo, contribuir para o lançamento de produções musicais entre o quarto trimestre de 2021 e o segundo trimestre de 2022, e estar abertos para parcerias com outros compositores e produtores que participam do programa #YouTubeBlack Vozes Negras para músicos.
Qual o prazo final de inscrição?
O período de inscrição será entre 21 de junho de 2021, às 10h, e 9 de julho de 2021, às 15:59 (horário de Brasília).
Como é o processo de inscrição?
Os artistas e compositores/produtores podem enviar as informações para candidatura aqui. Observação: as informações devem ser enviadas em nome de um artista ou um compositor/produtor: entende-se por artista a pessoa que lança, sobretudo, produções musicais comerciais como o artista do lançamento. Já o compositor/produtor refere-se à pessoa que contribui, sobretudo, para os lançamentos comerciais de outros artistas. Manteremos as informações fornecidas em conformidade com a Política de Privacidade do Google. Os candidatos selecionados serão contatados por e-mail.
Se você se enquadra e se identifica com a proposta do Youtube, se inscreva clicando aqui.