O seriado estreia em 2022 e conta os bastidores e a trajetória da maior plataforma digital do mundo
Do Rio
A Netflix anunciou nesta semana que vai lançar uma série ficcional sobre a história do Spotify. O seriado já está sendo produzido e tem previsão de estreia para 2022. A narrativa mostra os bastidores da maior plataforma de streaming de músicas e podcasts do mundo e conta com seis episódios. Baseado no livro “Spotify Untold”, o conteúdo já ganhou teaser e revela detalhes do elenco.
Com inspiração na biografia escrita por dois repórteres suecos - Jonas Leijonhufvud e Sven Carlsson - que mostram a trajetória do serviço de streaming, o seriado conta com seis episódios de 45 minutos programados para lançamento no próximo ano.
Embora a pandemia da Covid-19 tenha impactado no cronograma de gravação, que tinha previsão inicial para ser produzida em 2019, a série segue com grande expectativa do mercado. No comando do projeto, está o diretor Per-Olav Sørensen, o roteirista Christian Spurrier e a produtora Berna Levin.
A série gira em torno do jovem empresário sueco de tecnologia, Daniel Ek, e seus principais parceiros que revolucionaram a indústria ao oferecer streaming gratuito e legal de música para todo o mundo.
O programa "ficcional" do Spotify tem o ator Edvin Endre, como Daniel Ek e Ulf Stenberg como ex-diretor administrativo da Universal Music Group (UMG) Escandinávia, Per Sundin. Além disso, Gizem Erdogan interpreta a ex-advogada do Spotify Petra Hansson, a estrela da série “Gåsmamman” Joel Lützow é o ex-diretor técnico do Spotify, Andreas Ehn, e Christian Hillborg como co-fundador do Spotify e presidente Martin Lorentzon.
Em termos de direção criativa do programa, um revisor da Amazon sugeriu que a série de 270 minutos retratará os assuntos de uma forma geralmente positiva.
“No auge da pirataria, os pesos-pesados já estabelecidos estavam lutando contra o rumo que a turbulenta indústria da música estava tomando. É uma história sobre como convicções, vontade implacável e grandes sonhos podem ajudar os pequenos empreendedores a desafiar o ‘status quo’ ao desenvolver a maneira como todos podemos ouvir música”, diz a sinopse.
Com 15 anos de existência, o Spotify, fundado na Suécia, conta hoje com mais de 113 milhões de assinaturas pagas em todo o mundo. Já a gigante do streaming de vídeo, Netflix, que iniciou as suas operações em 1997 em um sistema de locação de DVDs por correio, já ultrapassa a marca dos 158 milhões de usuários.
A série, que até o momento não tem nome, será produzida pela Yellow Bird UK, em sueco e inglês. A data de estreia ainda não foi definida.
LEIA MAIS: 5 propostas para melhorar a remuneração dos artistas no streaming
LEIA MAIS: Mais um doc se soma a safra que conta a história recente da nossa música
LEIA MAIS: Serviços digitais arrecadam R$ 184,5 milhões de execução pública em 2020