Instagram Feed

ubcmusica

No

cias

Notícias

Youtube oferece US $ 100 milhões para criadores em nova ferramenta
Publicado em 11/06/2021

Conheça o Youtube Shorts, saiba as vantagens da ferramenta e entenda a revolução da necessidade de consumo dos usuários 

Foto: Youtube/Divulgação

Do Rio

No início da semana, o Youtube anunciou o lançamento da mais nova ferramenta do site, o Youtube Shorts. A plataforma já estava em teste e chega, agora, no Brasil e em outros 22 países. O Shorts é um programa de vídeos curtos que tem como objetivo concorrer com os rivais TikTok e Reels, do Instagram.

O sucesso do TikTok revolucionou a forma de consumo de vídeos para internautas que buscam cada vez mais por rapidez e objetividade - a aceleração de áudios do WhatsApp é o mais recente exemplo dessa transformação. A plataforma pioneira no formato teve o total de 961 milhões downloads no mundo somente no primeiro semestre de 2021, sendo o aplicativo mais baixado durante o período. 

Nesse novo modelo, não há necessidade de superproduções de vídeos, pelo contrário, quanto mais simples, mais engajado. Então, os criadores de conteúdo viram no formato uma alternativa de produção a baixo custo e com pouco trabalho. Com o êxito das outras plataformas e com a renovação das necessidades dos usuários, o Youtube teve que se reinventar e aderir a nova forma de consumo de conteúdos de vídeos para conter a migração de criadores e usuários. A solução foi criar o Youtube Shorts.

Na fase inicial, a ferramenta foi testada na Índia, em setembro de 2020. O experimento resultou em mais de 3,5 milhões de visualizações por dia e, desde a expansão do programa para outros países, como os EUA, o player ultrapassou 6,5 bilhões de visualizações diárias em todo o mundo.

 

O Shorts conta com diversos recursos já conhecidos pelo formato, mas inclui alguns diferenciais. Confira abaixo.

RECURSOS PADRÕES:

  • Adicionar texto a pontos específicos em um vídeo;
  • Adicionar automaticamente legendas a seu vídeo;
  • Gravar vídeos de até 60 segundos com a câmera de Shorts;
  • Usar vídeos da galeria do seu telefone para adicionar às suas gravações feitas com a câmera Shorts;
  • Adicionar filtros para corrigir a cor de seus Shorts. Em breve, também será incluso efeitos.

RECURSOS INÉDITOS:

  • Disponibilidade de uso da biblioteca de áudio do Youtube, ou seja, acesso a bilhões de opções de áudios para produzir vídeos;
  • Possibilidade de usar da criatividade para criadores de conteúdos atingir novos públicos e remixar vídeos;
  • Os criadores também poderão desabilitar a função de disponibilizar seus áudios;
  • Acordos com diversas gravadoras e produtoras musicais - dentre elas, Universal Music Group, Sony Music Entertainment and Publishing, Warner Music Group e Warner Chappell Music, TuneCore e Believe  -  para garantir que artistas e criadores tenham uma biblioteca de sons e faixas musicais para usar. 

“O lançamento do Shorts é uma evolução fundamental para o YouTube, seguindo um movimento cultural em direção à criação e consumo de vídeos curtos, e uma forma chave para capacitar qualquer pessoa a se tornar um criador diretamente de seu celular. Além disso, é um produto divertido para os espectadores aproveitarem nos pequenos momentos do dia, conectando-os ao conteúdo e aos criadores que amam”, conta a diretora do Youtube Brasil, Patrícia Muratori.

O Youtube também anunciou, recentemente, o lançamento do YouTube Shorts Fund, um fundo de US $ 100 milhões para criadores, distribuídos ao longo de 2021 e 2022. Qualquer pessoa é elegível para participar do fundo, basta criar Shorts exclusivos na comunidade do YouTube.

“Uma vez que Shorts é uma nova forma de assistir e criar no YouTube, estamos analisando o que significa monetizar e recompensar os criadores por seu conteúdo. Hoje, estamos compartilhando as atualizações mais recentes aqui, à medida que continuamos a construir Shorts ao lado de nossa comunidade de criadores e artistas”, comenta a plataforma em seu site oficial.

A ação é uma forma de incentivo para o êxito da ferramenta e uma alternativa para recompensar os criadores de conteúdos. Segundo a plataforma, a cada mês eles vão alcançar milhares de criadores para receberem mais engajamento e visualizações pelas contribuições. 

 

LEIA MAIS: Youtube paga mais de u$ 4 bilhões para a indústria da música no último ano e busca ser o principal gerador de receita para artistas

LEIA MAIS: Estratégias para profissionais da música nas plataformas online: TikTok

LEIA MAIS: Ação de Gil no TikTok rende à mata atlântica 40 mil novas árvores

LEIA MAIS: Viralizou no TikTok? prepare seu bolso

 


 

 



Voltar