Apresentações de estrelas da música brasileira tiveram mais de 640 mil visualizações, no Instagram da União Brasileira de Compositores
Realizado nos dias 30 e 31 de maio pela União Brasileira de Compositores (UBC), o Festival 24h Juntos Pela Música, recebeu dezenas de doações para a campanha em apoio a artistas em situação de vulnerabilidade social. Mais de 640 mil pessoas acessaram o Instagram da entidade durante o a realização do evento. Agora, o fundo Juntos Pela Música soma mais de R$ 1.285 milhões de reais em doações, com aporte de R$ 500 mil da UBC e R$ 500 mil do Spotify. O fundo Juntos Pela Música segue aberto a doações através da plataforma Benfeitoria: https://benfeitoria.com/juntospelamusica
Estrelas da música brasileira como Adriana Calcanhotto, Paula Fernandes, Maria Rita, Fernanda Takai, Sandra de Sá, Kell Smith e Marcelo Falcão participaram da maratona musical e solidária que varou a madrugada. As apresentações estão disponíveis gratuitamente no Instragram @ubcmúsica: https://www.instagram.com/ubcmusica/
Diversidade e conversas intimistas entre músicos e personalidades da cultura deram o tom do festival
Marcado pela diversidade, o Festival 24h Juntos pela Música apresentou artistas de todas as regiões do país, representantes de diversos estilos, gêneros e sonoridades. Do gospel ao samba, passando pelo rock e música eletrônica. Uma das participações mais aguardadas foi a de Adriana Calcanhotto, que durante a transmissão deu sua primeira entrevista ao vivo sobre o álbum “Só”, lançado na última sexta-feira, ao jornalista e crítico musical Sergio Martins.
O evento virtual promoveu tabelinhas inéditas entre artistas e personalidades da cultura brasileira. Em clima intimista, o público testemunhou encontros como o de Maria Rita com a diretora artística Constança Scofiled, que, entre uma música e outra, trocaram memórias sobre seus filhos, nascidos no mesmo dia. O ambiente familiar tomou conta do Festival quando o ator Jorge de Sá apresentou a mãe Sandra de Sá e, juntos, comandaram um verdadeiro baile black.
A cantora Agnes Nunes e o rapper Xamã também fizeram uma dobradinha, conectando milhares de seguidores das duas revelações recentes da música urbana. Um encontro entre velhos amigos foi outro ponto alto do 24h Juntos Pela Música. O ator Lucio Mauro Filho dividiu a tela com Zé Ricardo, cantor e diretor artístico do Rock in Rio, e abriu seu baú de fotos que registraram a amizade de longa data. Outro destaque do Festival foi a participação do cantor Ferrugem, um dos momentos com maior número de visualizações.
Marcelo Castello Branco, diretor-executivo da UBC, manifestou o que o Festival 24h Juntos Pela Música representou para a entidade. “Esta rede de solidariedade, este senso de comunidade é a melhor definição do que é a UBC. Foi comovente a doação de tempo e talento de tantos artistas e entrevistadores, por uma causa comum de ajudar o próximo, o compositor em dificuldade extrema causada pela pandemia. Foi lindo ver tanta intimidade, cerimônia, gentileza sem distinção de região, gênero, credo ou crença. A liberdade de cantar e falar o que cada um é e representa, num momento de tanta carência, mas também abundância de sentimentos. Em nome da UBC, sua equipe e diretores , muito obrigado a todos que participaram, assistiram e seguem fazendo a diferença com sua arte, música e posicionamento. Esta sensação de comunidade gera imunidade e esperança no mundo pós-pandemia”, encerra o executivo.
Sobre o fundo “Juntos Pela Música”
A pandemia do Covid-19 acertou em cheio a indústria da música. A proibição da realização de eventos estancou quase por inteira a fonte de renda de milhares de artistas. A crise afeta também a arrecadação de direitos autorais por execução pública, que terá queda de R$ 140 milhões em 3 meses, segundo o Ecad. Diante deste cenário, a União Brasileira de Compositores (UBC) e o Spotify lançam o fundo “Juntos Pela Música”, que remunerará artistas que enfrentam dificuldades financeiras. O fundo nasceu com R$ 1 milhão, sendo R$ 500 mil da UBC e outros R$ 500 mil do Spotify, destinados a milhares de artistas afetados pela quarentena.
Para ampliar o alcance dos benefícios, as entidades abrirram a campanha para doações da sociedade civil, através de uma plataforma de crowdfunding: www.benfeitoria.com/juntospelamusica
O movimento faz parte do projeto global “Spotify COVID-19 Music Relief”. A empresa irá igualar as doações arrecadadas via crowdfunding, em parceria com a UBC, para atender os artistas. Neste caso, o Spotify se compromete a equiparar a doação em 1:1. Para cada real doado pela sociedade, a empresa doará o mesmo valor, além do aporte inicial de R$ 500 mil, até o limite do seu programa global de ajudas do gênero.