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Música deve gerar R$ 387 bilhões globalmente este ano, diz Goldman Sachs
Publicado em 07/05/2024

Edição 2024 do influente relatório do banco de investimentos prevê que, até 2030, shows gerarão mais receitas do que a música gravada

De Madri

Taylor Swift, responsável pela maior turnê mundial de 2023: setor de shows teve disparada nas receitas

O banco de investimentos americano Goldman Sachs soltou, no final da semana passada, a edição 2024 do seu influente relatório Music in the Air. Com análises aprofundadas e estimativas sobre o desempenho da indústria musical para os próximos anos, o documento elevou sua previsão de crescimento para o setor, embora tenha rebaixado os números da música gravada/streaming e aumentado os dos shows ao vivo e da edição musical. Na soma das três pernas, as receitas totais deste ano, mundialmente, poderão chegar a US$ 76,2 bilhões (R$ 387 bilhões).

Este número representa um crescimento de 7,9% em relação a 2023, e 0,1 ponto percentual mais do que previa o relatório anterior. Segundo o banco, essas taxas próximas de 8% deverão ser mantidas ao longo da década, até 20230.

A explicação para a aceleração nos ganhos da indústria musical esteve nos shows ao vivo. Enquanto o banco estimou que esse segmento teria um aumento de 6% em 2023, o salto foi, na verdade, de 25% nas receitas líquidas. Com isso, o mercado de shows está agora 20% maior do que antes da pandemia de Covid-19.

“Em nossa opinião, isto se deveu a um calendário forte que contou com muitos artistas que não haviam feito turnês desde antes da Covid, em particular Taylor Swift (maior turnê do ano) e Beyoncé, impulsionando tanto a participação, já que os shows foram em locais maiores, quanto o poder de precificação, devido à percepção de escassez desses artistas a curto prazo”, escreveu no relatório a pesquisadora chefe, Lisa Yang. “Demonstram-se mais uma vez a resiliência dos gastos com shows em meio à inflação elevada e a crescente demanda estrutural por experiências, especialmente entre a Geração Z e os Millennials.”

Como o banco vem repetindo ao longo de sucessivos relatórios, os millennials e os Z são, precisamente, o que gastam mais com música/experiências musicais anualmente entre todas as faixas etárias, o que faz prever uma sequência de vários anos de crescimento.

Música gravada também cresce, mas futuro traz sombras

Não só o setor de shows teve um desempenho acima do esperado. As receitas da música gravada em 2023 aumentaram 10,2%, em vez dos 7,5% previstos, e a edição musical teve alta de 10,9%, contra estimativa anterior de 8,2%. Porém, para os próximos anos, o Sachs crê que a música gravada perderá força e que, até 2030, o setor de shows/experiências deverá assumir a ponta como a principal fonte de receitas para a indústria musical.

No relatório de 2018, por exemplo, o banco previa para 2030 o seguinte panorama:

  • Música ao vivo - Receitas de US$ 38 bilhões.
  • Edição musical - Receitas de US$ 12,5 bilhões.
  • Música gravada - Receitas de US$ 80 bilhões.
  • Total de receitas em 2030: US$ 130,5 bilhões.

Agora, a estimativa para o mesmo 2030 é notavelmente diferente:

  • Música ao vivo - Receitas de US$ 51,7 bilhões.
  • Edição musical - US$ 15,3 bilhões.
  • Música gravada - Receitas de US$ 49,5 bilhões.
  • Total de receitas em 2030: US$ 116,5 bilhões.

O que talvez seja significativo é que o Goldman Sachs esteja prevendo agora um crescimento muito maior nas vendas físicas, mas um crescimento reduzido no streaming. Prevê-se que as mídias físicas (vinil na ponta) somem US$ 5,2 bilhões em 2024 (em comparação com a previsão anterior de US$ 4,4 bilhões) e alcancem US$ 6,4 bilhões até 2030 (antes, a cifra estimada era de US$ 3,9 bilhões).

As maiores suposições de vendas físicas são compensadas por previsões de crescimento reduzidas no streaming, tanto no financiado por anúncios quanto no pago. Prevê-se que o mercado de streaming como um todo seja de US$ 42 bilhões este ano (previsão anterior: US$ 43,7 bilhões) e US$ 73 bilhões até 2030 (previsão anterior: US$ 80,3 bilhões).

Essas estimativas de quedas poderiam se dar por conta dos aumentos de preços. Apesar de todas as principais plataformas terem reajustado suas assinaturas de um ano e meio para cá, esperam-se novas subidas próximas. No Reino Unido, por exemplo, o Spotify acaba de anunciar um aumento.

Superfãs

O termo do ano, como mostramos ontem aqui no site da UBC, volta a ocupar um lugar de destaque no relatório do Sachs, o que, aliás, já havia ocorrido em 2023.

De acordo com o time liderado por Lisa Yang, as vendas físicas se tornaram uma das formas mais diretas de monetizar os superfãs. O Relatório de Música da Luminate de 2023 destaca que os compradores de mídias físicas nos EUA são mais que o dobro dos superfãs de música e gastam 80% mais dinheiro com música do que o ouvinte médio.

Mas, enquanto os superfãs têm sido vistos como impulsionadores das vendas físicas, o Goldman Sachs vê fortes oportunidades no espaço de streaming. As principais gravadoras já falaram sobre esse público-chave, com a Warner Music desenvolvendo um aplicativo para os superfãs de seus artistas, e a Universal Music Group se associando à HYBE e à plataforma global Weverse. O Spotify está supostamente trabalhando em um nível “superpremium” destinado aos superfãs.

“O modelo de streaming atual não distingue entre seus usuários, cobrando de cada um a mesma taxa mensal fixa, independentemente do nível de envolvimento com a plataforma e seus artistas, apesar da ampla disponibilidade de dados”, descreveu o relatório da Goldman Sachs, que voltou a calcular o potencial de injeção de dinheiro anual no mercado através dos superfãs: US$ 4,5 bilhões (contra US$ 4,2 bilhões no ano passado). A suposição é de que 20% dos assinantes pagos de streaming poderiam estar nessa categoria de superfãs de pelo menos um artista, gastando o dobro com música do que um usuário “normal”.

 

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