No

cias

Notícias

Mayra Andrade, Russo Passapusso e Capicua são os convidados da semana da “Ponte Aérea: Portugal - Brasil”
Publicado em 17/08/2021

O programa celebra o acordo de reciprocidade entre a UBC e a SPA e conta com dois episódios semanais

Do Rio

Realizada pelo canal Papo de Música, com apresentação da jornalista Fabiane Pereira, a “Ponte Aérea: Portugal-Brasil'' tem o patrocínio da UBC e da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA). Esta semana, o projeto exibirá mais duas entrevistas inéditas. A primeira, estreia nesta terça-feira (17), às 12h, com a presença de Mayra Andrade. Na próxima quinta-feira (19), às 19h, Russo Passapusso, do BaianaSystem, e Capicua, uma das rappers mais importantes de Portugal, serão os convidados. Os encontros ficam disponíveis no canal do Youtube do “Papo de Música'' e da UBC.

Adriana Calcanhotto, Fafá de Belém, Ronaldo Bastos, Duda Beat, Tiago Nacarato e Ana Moura são outros destaques da extensa programação que ainda está por vir. A iniciativa celebra o acordo de reciprocidade entre a UBC e a SPA e será exibida no Youtube durante os meses de agosto, setembro e outubro, trazendo grandes artistas dos dois países para uma troca cultural.


Mayra Andrade/Divulgação

Cantora e compositora nascida em Cuba e crescida em Cabo Verde, a primeira convidada da semana é Mayra Andrade, que desde 2016 mora em Lisboa. Em entrevista com Fabiane Pereira, a artista falou sobre sua relação com o Brasil e a sua arte:

 “A minha casa é Cabo Verde, mas o Brasil é a casa do lado. Tipo a casa da minha mãe e a casa do meu pai, mais ou menos isso (risos). Então eu senti uma necessidade grande de afirmar o meu som de uma forma que a tangente fosse menos próxima do Brasil para que não fosse sempre resumida como ‘uma espécie de música brasileira’.”

 


Capicua/Divulgação

Representantes da nova música popular brasileira e portuguesa, Russo Passapusso e Capicua fizeram uma dobradinha no programa que vai ao ar nesta quinta-feira. No bate-papo, Capicua falou sobre a relação com o Brasil.

“Eu sou uma amante da língua portuguesa e tento consumir mais cultura lusófona do que anglo-saxonica, tento consumir mais música em português, cinema, televisão... E o Brasil é o maior país de língua portuguesa, tem uma produção cultural imensa. De fato eu sou apaixonado pelo Brasil, é um país de uma cultura extraordinária e de uma diversidade incomparável”, elogiou a artista, que possui parcerias com Emicida, Rael, Ricon Sapiencia, Karol Conká, Mallu Magalhães, entre outros.


Russo Passapusso/Divulgação

Russo Passapusso, músico à frente do BaianaSystem, grupo que busca mudar o repertório de acordo com a região que toca, contou uma experiência interessante em Portugal:

“Eu falei ‘a gente está na praia, vamos tocar reggae, não vamos chegar com rock ‘pesadão’, fazendo aquela loucura, aquele barulho.’ Aí, a gente tocou a primeira, a segunda... Na terceira, que tinha uma pegada mais de tambor, com mais barulho, o show mudou de vez. Foi exatamente ali que a gente realmente tocou o público”.


As transmissões dos episódios apresentados nas terças-feiras acontecem exclusivamente no canal “Papo de Música”. Já os programas das quintas-feiras são transmitidos simultaneamente no Papo de Música e no canal de YouTube da UBC.

 

LEIA MAIS: TikTok e Ecad fecham acordo para pagamento de direitos autorais

LEIA MAIS: Vai ter música ao vivo ainda em 2021?


 

 



Voltar