Leia as edições anteriores da UBC News
Veja este e-mail no seu navegador

A UBC chora, a UBC está de luto

Choramos a partida precoce do nosso Presidente Fernando Brant, um grande homem, daqueles que nunca mais. Estamos de luto. Por mais de vinte anos, além de seguir fazendo canções que desde o final da década de 1960 se transformaram em hinos, independentemente da geração ou do contexto do momento, Fernando esteve à frente da UBC, a casa dos compositores brasileiros, lutando pelo seu interesse e de seus colegas, todos aqueles que tem em comum um interesse principal que é zelar pelos seus direitos através da operação das sociedades de gestão coletiva. Fernando escreveu centenas de canções que vão além do tempo e da circunstância, que tratam da vida, do amor, da simplicidade de perceber a vida, a natureza e as relações. Fernando, o Presidente da UBC, se apropriou e tornou seu próprio guia a ética, entendida como a representação do justo e do verdadeiro.

Assim Fernando Brant dirigiu a UBC, dedicou seu tempo, sua inteligência e saber político, para contribuir diretamente na construção de uma jurisprudência em favor do autor e de um ambiente favorável para a realização dos rendimentos que os criadores fazem jus em razão do uso de suas obras. No Brasil, os tribunais superiores decidem, em geral, em favor do autor. Não resta dúvida e não faltam testemunhas que comprovem que Fernando Brant foi autor dessa história. Desempenhou seu papel como autor, escreveu história. Por isso, é o Presidente da UBC, por isso, nos sentimos órfãos e cheios de dúvidas.

Por outro lado, há muito que fazer com as ideias que o Fernando nos transmitiu, com as estratégias que desenhou com seus colegas da Diretoria da UBC. Comandou com suavidade e sabedoria, soube conduzir a UBC de forma a ser reconhecida como uma sociedade acreditada e respeitada no cenário internacional, preparada para o novo mundo dos negócios da música, com cara de século vinte e um.

Sentimos sua falta, Fernando, para nós, você será sempre o Presidente, porque sabemos que podemos contar com sua memória, sua vitalidade, as ideias transmitidas, a convivência compartilhada, incluindo debates muitas vezes difíceis, sempre muito ricos. Aprendemos e vamos honrar o legado.
 



Na próxima sexta-feira, será realizada a Missa de Sétimo Dia em homenagem a Fernando Brant:
Igreja Matriz de Santa Rita
Largo de Santa Rita, s/nº. Centro. Rio de Janeiro-RJ
(próximo à sede da UBC)
19/06 (sexta-feira) - 12h15

 



Leia aqui as diversas homenagens prestadas ao compositor por amigos, fãs e artistas.
 

Share
Tweet
Forward to Friend
Facebook
Facebook
Twitter
Twitter
Site
Site
Por favor, me retire desta newsletter    Quero receber esta newsletter em outro e-mail